<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 03, 2004

Salve Rainha


Ontem meu computador me deixou na mão e eu nem consegui escrever meu texto do dia. Para quem não sabe, ontem foi meu niver. Na real eu tenho três aniversários: o meu aniversário de nascimento (em 14 de agosto), o meu aniversário de sobrevivência (em 5 de fevereiro, dia que cheguei a SP) e meu aniversário eterno (em 2 de fevereiro).

Então ontem foi meu aniversário eterno (significa que mesmo quando eu morrer ele será comemorado). Ontem foi dia de Iemanjá, a Rainha dos Mares, também conhecida como Janaina (que sou eu). Ontem foi dia de jogar flores ao mar, de tomar banho de sal, de se vestir de branco e azul, de pensar na praia quando estamos longe dela.

Iemanjá é o único orixá que eu lembro, fielmente, sua data comemorativa. Óbvio que minha predileção por ela está relacionada ao meu nome: ninguém precisa dizer que sou filha de Iemanjá porque já trago isso no meu nome de batismo. E tenho um orgulho imenso de me chamar Janaina.

Vale lembrar que aqui em São Paulo o dia de ontem parecia mesmo era dia de outro orixá feminino, a não menos poderosa e bela Iansã (rainha dos raios, ventos e tempestades). Do jeito que choveu aqui (um dilúvio fenomenal), Iansã apareceu com toda força no dia de Janaina.

Em Porto Alegre, dia de Janaina é feriado (a padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Navegantes). Que legal, eu tenho um feriado só para mim ! E no Rio é aniversário da minha querida Vany Paiva, que não poderia ter nascido em dia melhor.

Abençoados sejam os caminhos daqueles que respeitam o mar, suas ondas e sua força. Abençoados sejam aqueles que respeitam os trovões, a chuva e sua força. Abençoados sejam todos aqueles que respeitam a natureza e sua força. Força: a palavra que melhor define Iemanjá. Que, não por acaso, também se chama Janaina.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?