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quarta-feira, janeiro 07, 2004

Este artigo está no ar nos sites www.trampolim.art.br (coluna redator) e www.voxnews.com.br (coluna artigos)


Baseado em fatos reais


A história começa assim: alguém liga para você querendo mostrar a pasta. Você recebe com a maior boa vontade. A partir daí algumas coisas inusitadas podem acontecer: Existe sempre um "Joselito sem noção" que resolve dar uma de engraçadinho. A seguir, os melhores relatos de alguns publicitários sobre pastas - e pessoas - divertidas demais - ou de menos.


Caso 1: "Você não está entendendo."

Redator vê pasta e não entende determinado anúncio. O autor da peça diz que o anúncio não é para ser entendido pois está em fase de testes.


Caso 2: "Eu sou criativo pra caralho."

Diretor de criação vê pasta de jovem candidato ao cargo de diretor de arte júnior. Quando o rapaz abre a pasta, ela estava "recheada" de Talento, aquele delicioso chocolate. Na época o chocolate acabara de ser lançado - então o jovem rapaz pode ter sido o primeiro de uma série de "criativos" a fazer piada com isso. O melhor dessa história é que o cara distribuiu seus Talentos para várias pessoas na agência e deixou alguns para o diretor de criação não esquecer dele. Isso sim é uma pasta cheia de talentos.


Caso 3: "Se eu não ganhar, quem ganha?"

Redatora vê pasta de um rapaz que deseja imensamente ser redator. O moço deixa uma carta de recomendação dele para ele mesmo onde revelava que era "Auto de Data."


Caso 4: "Estou de regime, ué."

Diretor de arte vê pasta de uma menina redatora. Segundo ele, que não lembra nem da pasta muito menos do nome da dita cuja, o cartão de visita da moça chamava a atenção: era uma foto de um elefante andando de bicicleta e dizia algo como "também sou redatora". Ele não revelou se ela era gorda ou magra.


Caso 5: " Eu sou foda mas tá foda."

Diretor de arte vê uma pasta, não muito boa, de um jovem criativo. Criativo até demais: o cara dizia que era necessário enxergar o que estava na cabeça dele, e não apenas os layouts. Tentando convencer o paciente diretor de arte, ele sacou de sua mochila um caderno com o seu melhor trabalho. Nosso amigo diretor de arte abriu o caderno e deu de cara com um diário com desenhos do jovem criativo incompreendido. Tem mais: como pretendia ser diretor de arte também, começou a analisar o mercado, declarando que tudo que via nas revistas era uma merda e perguntou porque justo ele tinha que ter uma pasta boa.


Caso 6: " É big, é big, é big."

Diretor de arte vê pasta de diretor de arte novato. De repente ele se depara com um anúncio onde tudo era grande demais. As pessoas são gigantes cercadas por tomates gigantescos também. O autor da peça faz a revelação bombástica: já que a peça era para o supermercado Big .


Caso 7: " What?"

Diretor de arte presenciou a cena: um diretor de arte holandês foi mostrar a pasta na agência que nosso amigo trabalhava. Depois de uma entrevista toda em inglês, ele deixou sua mala de roupas na agência, pois tinha outras para visitar. A mala ficou no banheiro, choveu e molhou toda roupa do cara. Ao retornar à agência para pegar sua mala, o holandês tomou um susto ao ver o estrago que a chuva fez em suas roupas. Ele, que até então afirmara só saber falar inglês, soltou um sonoro: "Puta que pariu, mas que merda!"


Caso 8: " Faço freelas de carteiro."

Diretor de criação vê pasta de jovem diretor de arte. Ele gosta e alguns dias depois liga para o rapaz com uma proposta, quer marcar para o piá voltar à agência e acertarem tudo. O rapaz responde que não pode retornar naquele dia porque tem que ir ao Correio.


Caso 9: " De onde eu vim a gente não faz essas coisas não."

Diretor de criação de agência de promoção vê pasta de aspirante a diretor de arte. Ele fala que na agência se faz muitos folhetos (afinal é uma agência de promoção!). O rapaz fala categoricamente: "Eu não faço folhetos."


Caso 10: " Eu comecei assim na propaganda."

Hoje ele é um jovem redator bem-sucedido. Mas um dia, quando era um estagiário, viu uma pasta maravilhosa na agência em que trabalhava. O portfólio era de um famoso redator. Além dos anúncios do caralho, a pasta era show também. Nosso então redator iniciante, usando de toda a sua ingenuidade universitária, resolveu ligar para o redator fodido. E deixou singelo recado na caixa-postal do cara dizendo que gostou da pasta dele. E ele gostou tanto da pasta que perguntou também onde o redator-fodão tinha comprado a mesma. O melhor da história é que o cara retornou a ligação e deu o telefone da papelaria onde a sensacional pasta foi comprada.


Caso 11: " Preciso fazer xixi."

Redator vê pasta de jovem interiorano que também quer ser redator. Ele gosta do portfólio do rapaz mas no momento não há vagas. Entrevista encerrada, o jovem rapaz pergunta onde é o banheiro. Enquanto ele vai tirar a água do joelho, o redator mostra o portfólio do moço para o diretor de criação. Ao sair do banheiro, o menino recebe a notícia: acabara de ganhar um estágio ali. Hoje ele é um jovem redator premiado no mercado publicitário paulistano. E eu conheço os dois lados dessa história inusitada e com final felicíssimo.


Estas são algumas singelas e divertidas historinhas dos bastidores da propaganda. É sério, são absolutamente reais e nem todas são autobiográficas. Mas o que seria da nossa vida se não fosse essa gente (nem sempre bronzeada) tentando mostrar seu valor?

Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora


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