<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, novembro 28, 2003

Os queridinhos da Jana
(Eu sou quem eu sou por causa deles)


Uma das coisas mais interessantes da propaganda é que não trabalhamos sozinhos, nunca. Como filha única fui obrigada, ao longo dos quase dez anos de publicidade, a lidar com a divisão dos bens profissionais. Sempre dividi mesa, bancada, telefone, computador e/ou jobs com alguém. A redatora tem dupla. O dupla é um diretor de arte. Poucas vezes eu tive problemas com eles. Alguns viraram meus grandes amigos. Este texto é especialmente para esses meninos e meninas que dividiram jobs e vidas comigo.

Já tive alguns duplas inesquecíveis. Dois deles se chamavam Marcelo. Em comum o fato de serem muito divertidos e gente boníssima. Aliás, nunca tive dupla mau-caráter. Ainda bem. A Simone, minha grande amiga até hoje, foi minha primeira dupla do sexo feminino. E trabalhávamos em sintonia total. A Si é uma das melhores pessoas com quem eu já trabalhei até hoje. Um ser humano maravilhoso, uma mulher fora de série. Jamais esqueço o dia em que ela disse que acreditava mais em mim do que nela mesma. E olha eu aqui, Si, contando pra todo mundo que você é uma das peças-chaves da minha carreira…

O Giovane e o Sérgio também me trazem boas recordações. Mas foi na ID & A do RJ que eu tive as duplas que mudaram minha vida: Danielle e Priscila, a Dani e a Pri, amigas para toda eternidade. A Claudete também foi uma das minhas duplas/amigas inesquecíveis, com quem trabalhei duas vezes. Clau: uma amiga e tanto. Não posso esquecer o Adriano e o Moa, pessoas importantes no meu amadurecimento pessoal e profissional.

Tenho ainda um carinho enorme pelas minhas duplas virtuais: a Christiane e a Fabiana . A Chris, que montou pasta comigo, é uma dessas amigas raras que está sempre por perto quando preciso. A Bibila, que participou comigo do Prêmio Apple algumas vezes, é uma pessoa muito querida e especial.

Chegando a SP tive a chance de trabalhar com dois diretores de arte muito queridos na Registrada: meus amorecos Erlon e Silvio. Tops de linha, pacientes e amigos, o Erlon e o Silvio souberam lidar com a pirralha assustada que desembarcou em Sampa perdida na multidão. É público e notório minha admiração e carinho por eles. Sinto muita falta de trabalhar com os dois, embora a amizade seja eterna e uma das melhores coisas que ficou da nossa relação profissional – além de alguns anúncios brilhantes que fizemos, claro.

E ai chego a uma parte especial da minha vida: trabalhar numa agência onde eu não tinha dupla fixa. Na Grey eu “duplei” com tanta gente … mas sempre tinha um ou outro com quem a afinidade era maior. Eu passei pelo Caio, pelo Daniel, pelo Wilsan, pelo Wlad, pelo Carlinhos, pelo Elói, pelos meus queridíssimos Antonio e Fernandinha, até chegar ao meu querido, amado e idolatrado Alexandre, o Alê, e as minhas amigas de fé Tatiana, a Tati, e Raquel, a Rachel. A Tati, em particular, devo uma pasta inteira. Poucos duplas na minha vida foram tão fundamentais como ela.

O mundo dá voltas e eu voltei a trabalhar com o meu querido Silvio. Descobri o Antonio e agora ainda tenho o Gustavo e o Marcelo para descobrir também. E por último, mas não o último, tem o Sergio, que como é irmão gêmeo do Sil, só podia ser querido também. Mas ele é mais que isso: é um garoto gente boa, amigo e companheiro, com aquele jeito sério que sabe fazer uma piada e que ainda gosta do U2, da Madonna e da Cindy Lauper. Fala sério, só podia mesmo ser um fofo. O sucesso de uma dupla se faz com parceria, respeito e muita afinidade. Acho que eu e o Sergio estamos no caminho certo e com uma vantagem: a gente fala a mesma língua (mas com sotaques diferentes).

A sintonia que rola entre pessoas tão distintas se reflete em bons trabalhos e soluções criativas pros jobs ossos-duros do nosso dia-a-dia. A vida me levou a conhecer essa gente especial, bacana e que me ajudou a ser a redatora que sou. Foram eles que me fizeram aprender mais e mais. Uma dupla é um casamento, tem que ter empatia e química para rolar um clima e o trabalho fluir.

Este texto é pra vocês, meus queridinhos ex-duplas, pros meus queridinhos duplas atuais. Pros meninos e meninas que me ajudam a ser uma redatora melhor a cada dia. Obrigada pela paciência, pelo carinho e pela amizade de ontem, de hoje e de sempre. Obrigada por existirem em minha vida. Obrigada por dividirem jobs e vidas comigo.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?