<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 05, 2003

Os anéis de Saturno


Quando a gente completa 28 anos se prepara para entrar na tal Conjunção de Saturno, um período de quase dois anos que muda radicalmente nossa vida. A cada 28 anos Saturno influencia nossa vida de modo devastador, provocando uma série de mudanças. A intensidade dos acontecimentos e o questionamento da nossa vida ocorre com força entre os 28 anos e meio e os 30 anos e meio. É nesta época que ficamos mais reclusos, que procuramos dar novos rumos à nossa vida e que coisas surpreendentes ocorrem.

Casamentos, separações, nascimentos de filhos, mortes de pessoas queridas, mudanças de cidade, de país, de profissão… os castelos que construimos vão caindo um a um porque a maioria deles era de areia.

Eu estou bem no meio dessa Conjunção de Saturno. Eu bem que percebi que minha vida estava diferente, ou melhor, que os caminhos que eu estava seguindo eram diferentes. Vieram os quinze minutos de fama e a certeza de que a razão da minha existência são as palavras.

Eu não tenho a menor idéia das pessoas que lêem este blog. Sei que alguns amigos lêem, que algumas pessoas gostam, que a maioria se identifica. Sei que tem gente que não curte, que acha meus textos pesados e que eu sou deprimida. Mas eu concordo com Nélson Rodrigues que achava que toda unanimidade é burra. Portanto, achem o que quiserem, eu vou continuar escrevendo do meu jeito.

A maioria das pessoas que lêem os meus textos não me conhece. O primeiro que causou grande repercussão, “Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui”, que saiu no site Trampolim, ainda é o meu preferido. E a partir dele eu comecei a receber dezenas de e-mails que significaram mais do que qualquer palavra que um diretor de criação já me disse. Nenhum anúncio que fiz até hoje significou tanto como estes textos.

Talvez eu nunca receba um prêmio, eu nunca mais vá a uma festa publicitária, eu nunca seja apontada como uma puta redatora, eu nunca trabalhe nas agências mais cobiçadas e eu nunca seja disputada pelo mercado publicitário. Isso não quer dizer que eu nunca serei feliz. A Conjunção de Saturno me fez descobrir que aquilo que eu mais desejei era um castelo de areia que aos poucos vai se desmoronando. O que ficará no fim dessa história ? Minhas palavras sempre sinceras e a certeza de que eu sou mais do que alguns anúncios numa pasta bonitinha. Eu sou alguém que ama escrever e que acredita em cada palavra que escreve. Alguém que não precisa de fama porque jamais quis ser publicitária para ser famosa. Antes de tudo eu sempre adorei escrever e é isso que eu sei fazer – e dizem as centenas de anônimos que me escrevem, que eu sei fazer isso bem. Em 8 meses foram 16 artigos em vários sites e mais de 200 e-mails recebidos por causa deles: todos com elogios, com carinho, com respeito pelo que escrevo. Todos os e-mails foram lidos, respondidos e guardados. Assim como todos aqueles que entram no meu messenger aleatoriamente são respondidos com a mesma atenção que merecem.

Se para alguns eu apareci demais com isso, recebi prêmios de consolação ou simplesmente me promovi, paciência. Se para muitos frequentar os eventos publicitários era um motivo para me autopromover, paciência também. Eu sempre fiz o que tive vontade sem me preocupar com a opinião dos outros. Agora o que quero fazer é continuar escrevendo porque este é um dom que eu aprendi a respeitar. Quando a Conjunção de Saturno acabar, talvez este seja o único castelo que sobreviva. Porque eu tenho certeza que a minha paixão pelas palavras foi construída num castelo de pedra. E nada nem ninguém vai desmorar este castelo.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora





Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?