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terça-feira, novembro 18, 2003

And the winner is


Na última sexta-feira, meu amigo Kiko (um dos personagens mais queridos dos meus artigos) me ligou para contar que era um dos selecionados para a final do Festival do Minuto. Do caralho. Mais de 700 inscritos e ele estava na final. Ontem lá fui eu para o CineSesc prestigiar o Kiko. O tema do Festival deste ano foi simplesmente sensacional: mãe. Quantas visões distintas e distorcidas podemos ter dessa mulher fabulosa que coloca a gente no mundo ? Adoraria fazer um vídeo de 1 minuto para minha mãe. Pensei quantas idéias a gente pode ter com um assunto tão rico. E idéias simples e fantásticas estavam lá.

O Kiko estava particularmente feliz vendo seu vídeo entre os finalistas no seu cinema favorito. E isso já era sensacional. Sua alegria contagiante e seu sorriso fácil foram a atração da noite. Várias idéias brilhantes passearam pela tela; algumas eram aflitivas, outras divertidas. O Kiko, o Pedro Becker e o pessoal da Sentimental Filmes optaram pelo bom humor: na hora que você xinga alguém, quem leva o palavrão pela cara ? A mãe, lógico. Ninguém é filho do puto do pai. Mas todo mundo um dia é chamado de filho da puta … é a puta, coitada, é a mãe.

E estavamos todos lá, inclusive o Pedro Bacic e seus brilhantes olhos verdes (ontem estavam verdes porque combinavam com sua camisa). Todo mundo feliz da vida, aplaudindo os vencedores e não concordando com alguns resultados. De repente, o comentário da Laís Bodanzky – a diretora do sensacional “Bicho de sete-cabeças”, que é muito mais do que um filme com Rodrigo Santoro – ecoou pelo bar do CineSesc. Sim, “A tua mãe” ficou em segundo lugar no Festival do Minuto. O Kiko ganhou o prêmio, a Sentimental ganhou o prêmio, os amigos ganharam a alegria de ver um trabalho muito bacana ser reconhecido. Afudê.

Depois disso, tudo foi festa. Mais do que um prêmio para um publicitário, o Festival do Minuto premiou um excelente redator, um cara fora-de-série e um amigo muito querido. Parabéns pro Kiko, pro Pedro Becker, pra Sentimental Filmes, pra iniciativa do maravilhoso Festival do Minuto.

Publicitários adoram festas, badalações e prêmios. Só que muitos desses prêmios são para anúncios que nunca existiram e filmes que passaram bem longe da TV. Eu adoro ver um prêmio como esse: um reconhecimento de verdade, que vai além daquele anúncio que nunca saiu em lugar nenhum, daquela idéia que ninguém entendeu. Este foi um prêmio baseado em fatos reais: idéia que não foi chupada, vídeo originalmente escrito e produzido para um Festival. Um prêmio merecido e que tem muito mais valor do que alguns clios, leões, papagaios, lâmpadas, lustres e outros que andam por aí assombrando nosso mercado.

Quem disse que a gente tem que comprar leão da Alameda Santos, hein ? Aliás, quem disse que publicitário só se realiza ganhando Cannes ? O Festival do Minuto está logo ali para provar que criativo de verdade se vira bem em até 60 segundos, sem precisar vender as mentiras que nos ensinaram a contar. Publicitário de verdade faz folheto, mala-direta, mídia alternativa, aprova anúncio bom e real, aprova anúncio ruim e verdadeiro, cria para ganhar prêmios num festival que foi feito somente para isso: para incentivar as idéias com base num tema.

Criativo de verdade vira a noite fazendo trabalho chato e não pensa 24 horas na porra da idéia fantasmagórica que vai te dar um bicho pra por em cima da geladeira (e o bicho nem é um pinguim). E quer saber mais ? Que bom que a recompensa divina sempre vem e que o bem vence no final. Que bom que alguém como o Kiko, que fica feliz mas não fica metido, ganhou seu merecido prêmio. Graças a Deus que foi ele. Ou melhor, graças a mãe.

P.S.: “A tua mãe” e os outros finalistas do Festival do Minuto em www.uol.com.br/minuto

Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora

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