<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, outubro 14, 2003

Raios que me partam


Todo mundo sempre disse que parir é a pior dor do mundo. Não é à toa que somente as mulheres dão à luz. Minha mãe sempre falou que as dores que sentiu pra me colocar neste mundo foram insuportáveis. É por isso que mãe é tão especial, porque só mulheres especiais podem suportar tanta dor para pôr outro ser neste planeta.

Mas eis que eu fui testada com a dor que, segundo os médicos, é a pior que o corpo humano pode suportar. A tal dor nos rins veio pra me derrubar. Veio pra me deixar na cama, de cama, com vontade de morrer. Caralho, que porra é essa ? Que dor é essa que me quebrou, que me impediu de dormir, de comer, de viver ?

O pior de tudo é saber que meu corpo paga pelos problemas, pelo stress, pelo desequilíbrio emocional momentâneo. Eu nunca admiti ter úlcera ou gastrite, isso é coisa de gente ansiosa. E eu sou ansiosa, mas jurei pra mim mesma que não agrediria meu corpo assim. Como agora, tantos anos depois, eu tenho uma dor que toda mulher já teve na vida – mas que eu nunca tive e nunca quis ter e nunca mais quero ter. Eu não quero dor, não gosto de ficar inerte e imóvel, odeio ser dependente de qualquer coisa. Ainda mais de remédios. Se é pra ser dependente de algo, que seja de chocolate, é mais gostoso.

E olha eu aqui, suportando a dor que parece não ter fim, sem saber o que me aguarda. No meio do desespero, lembro que se eu não me preocupasse tanto com coisas sem importância, eu não estaria assim. Fico irritada com minha própria falta de bom senso, com minha agressão ao corpo, com meu stress infundado que agora me deixa sofrendo.

As mulheres nasceram para sentir dor. A gente já veio ao mundo com essa sina, nosso corpo resiste bravamente a isso. Os homens, ao contrário, com um mero resfriado já estão morrendo. Queria ver um deles agora, com a dor que me dá calafrios, sentadinho na frente de um computador, trabalhando. Duvido. Dentre todas as dificuldades femininas, temos também nosso próprio corpo, feito com tanta riqueza de detalhes, tão geometricamente estruturado de modo que permita que nossos órgãos se escondam e ocultem problemas. O meu corpo, que não aguenta nem deitar porque dói, tudo dói, só está pedindo para eu não me estressar.

Depois de tanta dor, parir não vai ser problema. Porque se eu já estou tendo a pior dor do mundo, quando eu tiver filho vou tirar de letra.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?