<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, outubro 09, 2003

Como os nossos pais


Diz a lenda que quando minha mãe descobriu que estava grávida e contou para o meu pai, ele falou: “Deixa a Janaina nascer”. Minha mãe não gostou, porque sempre quis ter um filho que se chamaria Marcelo. E se fosse menina, seria Andréa. Mas meu pai tinha razão e foi feita a vontade dele. Em 14 de agosto de 1974 eis que nasce a tal da Janaina, com 4 kg e 250 gramas distribuidos por 52 cm. Uma gracinha de menina. Mamãe adora dizer que fui eleita o bebê mais bonito do berçário. Eu era realmente uma fofura, gordinha, bochechuda, já com uma pequena juba cheia de caracóis.

Meu pai sempre quis ter uma filha. Segundo ele me disse (quando eu tinha 12 anos) porque minha mãe precisava de companhia. É verdade. Sou filha única e grande companheira da Dona Marcia, minha querida e amada mommy, hoje lá no Rio de Janeiro enquanto eu estou aqui na Paulicéia. Papai morreu quando eu tinha apenas 14 anos. Mas no pouco tempo que vivemos juntos, eu pude ter a certeza que tive o melhor pai que o universo poderia me oferecer. Apesar dos conflitos normais que sempre existem nessas relações, eu e papai éramos muito próximos. Sim, eu sinto muita falta dele, tanta que meu coração dói quando eu lembro que nos melhores e piores momentos da minha vida ele não está mais aqui. Porém, eu sinto também que de alguma forma ele está presente, ele está por perto, ele está sempre dentro do meu coração.

Mas por que Janaina ? Meu pai adorava samba e no ano que nasci a Mangueira ganhou o Carnaval do Rio com um samba onde se ouvia “Janaina ago, agoia, ela gosta de samba, ela é uma sereia, ela é Iemanjá.” Foi porcausa desse samba que eu me chamo Janaina. Janaina é um dos nomes de Iemanjá, quer dizer “Rainha do Mar”. Está presente em várias músicas, sambas, canções espirituais de ritos de umbanda e candomblé. Digamos que é um nome forte, cheio de luz e energia.

Não consigo me imaginar como uma Andréa, por exemplo, como queria minha mãe. Não é a minha cara. Andréa é um nome tão comum, tão simples, não tem nada a ver comigo. Mas Janaina é absolutamente perfeito. Combina com o corpo e a alma que tenho, com meu jeito de ser, com minha vida e minha história. Não existe nome mais adequado pra mim do que este.

Meu nome não tem acento, embora a maioria das pessoas insista em colocar um agudo - que não existe – na letra “i”. E Janaina gera milhares de apelidos, nem todos legais, mas tudo bem, eu não ligo para isso. Meu apelido de infância eu não revelo nem sob tortura. Nunca, jamais, em hipótese alguma. Graças a Deus eu cresci e ninguém me chama mais por aquele nominho ridículo. Hoje em dia eu sou somente Jana, em casa e para a maioria das pessoas. Alguns me chamam de Janinha, que eu acho carinhoso. Em São Paulo várias pessoas me chamam de Jan, que eu acho legal. Uma amiga minha no Rio me chama de Jane (pronúncia em inglês, por favor !), que eu adoro. Mas tem gente que me chama de Jajá… eu não gosto muito, mas tudo bem. Agora ‘Já’ é foda, né ? Nada a ver ! O melhor de todos é quando as pessoas me conhecem desde sempre mas continuam me chamando de Janaina. Acho engraçado porque para mim Janaina é apenas o meu nome para estranhos. E para mamãe, quando quer brigar comigo.

Depois de alguns anos de trabalho em propaganda eu virei Janaina Pereira. Ou Jana Pereira. Foi difícil abrir mão de um sobrenome. Eu lutei para ser sempre Janaina dos Santos Pereira, mas o nome é grande demais. Assino sempre meu nome completo mas profissionalmente assino apenas o sobrenome do meu pai. Janaina, um nome forte, acompanhado de sobrenomes de origem judia. Uma mistura total.

Essa descoberta de como o nome da gente foi escolhido é interessante. É como se a sua identidade estivesse sendo construída a partir dessa informção. Adoro a história que cerca a origem do meu nome. Porque eu, enquanto era um feto no ventre da minha mãe, já tinha um nome cheio de significados. Que bom que meu pai escolheu um nome tão poderoso para mim. Um nome cheio de bossa, cheio de melodia, um nome que deu samba. E hoje, quase 30 anos depois, combino perfeitamente com esse (samba)enredo.


Janaina Pereira
Redatora
janaredatora@hotmail.com
www.fotolog.net/janaredatora

Comentários
oi eu me chamo janayne isso e ao contrario rsrsrs meu pai me pos esse nome porque janayna era uma grande india meu pai adorava ver filmes de indio e no ano que nasci 1996 hoje tenho 13 anos meu pai viu o nome janayna mas quiz diferente colocou janayne que e um nome oriental rsss como diz meu pai e hoje eu me orgulho desse nome so por causa domeu nome sou a mais querida das minhas irmas rs meu pai ama todas minhas irmas tenho 4 mas sente muito orgulho de meu nome e eu tambem asss janayne
obrigada!!!!
 
o meu nome éé Genaína ..
as vezes eu acho meio estranhoo ..
mas eu gostoo rsrs ..
 
Meu nome é Janaína , mas com acento! uhsahusuha '

Gostei do que postaram aki ^^

qm kiser add ; jana.ina_1994@hotmail.com
 
aa já oo meu ée e sem acento tbm Janaina , todo mundo mim chama de Jana , alguns Janinha [ minha mãae mim chama de Cristina kk' nada a ver née mais ela gosta meu pai qe coloco meu nome janaina , minha avó materna naum gosto mt pooq dizem qe er oo nome de uma santa ¬ ¬ , mais adoro meu nomee gosto mais de Jana [ Janinha ] janaina acho mt serioo
nasce com 10 meses antes do teempo mais nasce bem linda e sou linda ate hooje !
 
Axeei supeer engraçadooo...^^
E seei beem quais saum esses apelidoos,já passei poor isso afinal que janaina,janaína ou janaine (como o meuu nome) não passarão por isso ??? Sshauhasaa

BjÔ
 
Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?