<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 07, 2003

Um artigo jornalístico, porque eu não escrevo somente para propaganda, né ? Gosto muito de colocar o dedo na ferida, expor o que penso, dar a cara pra bater. E quando o assunto me revolta, tenho que escrever sobre ele. Muitas vezes as palavras saem ácidas, mas verdadeiras. Originalmente no Vox News e CCRJ.




365 dias depois.


E mais um trabalhador saiu de casa e não voltou mais. Quantas vezes isso acontece, todos os dias? Em vários lugares do Brasil, homens e mulheres saem de casa e nunca mais são vistos por suas famílias. É uma bala perdida aqui, um atropelamento ali, um assalto acolá. O pior é quando esse trabalhador é retirado do meio de seu trabalho, torturado e assassinado.

Claro que estou falando do assassinato do jornalista Tim Lopes. Ele estava na Vila Cruzeiro fazendo o seu trabalho. “Se meteu onde não devia”, diz um. “A violência no Rio está a cada dia pior”, diz outro. Sim, o Rio é violento e o jornalista estava onde não devia. Naquele domingo deveria estar em casa, com sua família. Mas escolheu uma profissão que é um desafio, e cumpria muito bem sua missão. Ele fazia o que tinha que ser feito; o final dessa história é que não poderia ser esse.

Discutir a violência do Rio é cair no lugar comum. O Rio é tão violento quanto São Paulo e outras cidades do país. O que podemos ver é que o poder do tráfico ganhou do poder da mídia. E o Tim, que estava apenas fazendo o seu trabalho, foi cruelmente assassinado por causa disso.

E agora? Vamos ficar calados e continuar vivendo em cidades cada vez mais sitiadas? Vamos deixar que esse seja mais um caso que vai entrar para a história (e para o histórico) de violência do Brasil? Será que vamos deixar que o poder continue a cada dia mudando de mãos - e lavando essas mãos com sangue? Como disse Renato Russo, em 1987, “que país é esse?”.

No dia 3 de junho de 2003 a morte de Tim Lopes completou um ano. Pouca coisa mudou. E se continuarmos sentados olhando a TV, pouca coisa vai mudar. Será que vai chegar o dia que nem as matérias sobre violência conseguirão chegar à televisão porque os jornalistas não irão terminá-las? Que a morte do Tim Lopes não tenha sido em vão. E que a gente não deixe essa notícia ser apenas mais uma notícia violenta que já estamos tão acostumados a ouvir.

Janaina Pereira - redatora

Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?