<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, agosto 25, 2003

O instante que desmoronou


Alguém me disse que o fulano não sabia o que queria da vida. Outro alguém virou e disse: “ E você, sabe o que quer da sua vida ? “

Pela primeira vez eu me questionei sobre isso. As pessoas têm a mania de dizer que o outro, coitadinho, é um indeciso, não sabe o que quer da vida. Mas quem sabe ? Eu não sei o que eu quero da minha vida agora. Eu sabia, até o mês passado. Eu tinha certeza de várias coisas, eu tinha planos, caminhos traçados. Hoje o que eu tenho é um mundo de possibilidades.

Eu não sei se caso ou se compro uma bicicleta, se eu fico ou se vou, se eu continuo ou desisto de vez, se eu insisto ou me preservo, se eu olho para frente ou se continuo vendo o passado pelo retrovisor. Eu não sei quem sou, eu não sei como sou, eu não sei de nada. Eu nem sei como cheguei aqui. Diante das milhares de pessoas que dizem: “Nossa, como você foi corajosa ao largar tudo e vir pra SP sem nada ! “ eu só posso lamentar. Porque qualquer pessoa pode fazer o que eu fiz. O problema é que você aí não tem iniciativa, não tem pulso forte, não tem força de vontade, não tem coragem, não sabe o que quer da vida. Voltamos ao começo: quem não sabe o que quer vaga pela vida, não vive. Fica aí em seus devaneios, machuca os outros, magoa, fere, não pensa nas consequências, ilude, ofende, agredide, é omisso e vive se ferrando. Mas e daí ? O problema é todo seu ! Você não sabe o que quer, sinto muito, eu também não sei.

Acho que o grande problema é que as pessoas se preocupam demais com a vida dos outros. Se a indecisão alheia não está te atingindo, então porque questioná-la ? Eu não quero nada além do que a vida já me oferece: o fato de estar viva e poder errar nas minhas decisões. Eu quero errar, quero quebrar a cara, quero me estrepar mesmo. Porque quando eu olhar para trás vou ver que eu tentei e pelo menos eu nunca tive certeza de nada. Chatos são aqueles que programam a vida de tal modo que já planejaram a viagem de férias em 2005. Eles perdem as surpresas da vida.

Como eu não sei de nada, mas sinto tudo, eu já me vi em situações inusitadas, em lugares inesperados, em momentos únicos. Eu me abri a todas as possibilidades, eu me permiti viver cada dia como se fosse o último, eu cansei de ser politicamente correta e fazer as coisas como tem que ser feitas.

Eu sempre disse: “um belo dia eu resolvi mudar e fazer tudo que eu queria fazer”. E foi naquele dia, naquela noite, naquela hora que a dúvida foi jogada na minha cara. Jamais diga que eu não devo fazer isso. Eu vou fazer. Não duvide de mim, eu faço mesmo. E se o planeta inteiro sabe o quer da vida, I’m so sorry … eu não sei, eu não quero saber e neste momento eu estou com muita raiva dessa gente que sabe o quer. Deixa a indecisão tomar conta da sua vida, ao menos uma vez ! Permita-se questionar. Tenha dúvidas. Será que você é feliz neste trabalho escravo ? Pior: você está na profissão certa ? Você quer passar o resto da sua vida sentadinho aí, ganhando seu puta salário sem saber o que fazer com tanta grana ? E este relacionamento desgastado, quando você vai ter coragem de terminar ? E a sua mãe, você não vai fazer as pazes com ela ? E nunca vai parar de pedir grana pro seu pai ? Algum dia você vai dizer que gosta dele mesmo sabendo que ele jamais vai ficar com você ?


Assuma que o mundo está cheio de possibildades. Arrisque. Se o caminho não for o melhor, você tentou. E se você continuar sem saber o que quer da vida, paciência. Tem horas que é melhor não saber mesmo. Aí você pode se surpreender com o rumo que a vida lhe oferece. Quando todas as possibilidades se esgotarem, você estará morto. Porque enquanto há vida, há possibilidades. Errando ou acertando, você está vivendo. Pior quem deixa escapar as chances pelas mãos. Sua felicidade pode estar escorrendo entre seus dedos e você nem está se esforçando para agarrá-la.

Agarre logo este mundo de possiblidades. Ou palavras, sentimentos e ações podem desmoronar sua vida. Seja íntegro, honesto, correto, concreto. Seja verdadeiro. Mas olhe para todos os lados e deixe-se levar pelo risco. A única certeza que você deve ter nesta vida é que um dia vai morrer. O resto, como eu já disse antes, é incerto.

Eu não sei o que quero da minha vida. Você também não ? Ótimo. As possibilidades de sermos felizes aumentou. Minha felicidade está relacionada aos riscos que eu aprendi a correr. É por isso que estou aqui e você está aí, lendo este texto e se perguntando: “ o que eu vou fazer da minha vida ? “ Se amanhã eu não voltar, saibam que a indecisão é minha companheira no momento. E eu estou me sentindo muito bem assim, sem saber se o mar estará na minha janela, na minha mente, ou aos meus pés nas próximas horas … estou bem porque agarrei todas as possibilidades. E vou viver cada uma delas. Mesmo que ao final da história eu chore, eu sofra, eu perca. Ao menos eu vou me olhar no espelho e dizer: eu vivi.

Faça bom proveito da sua vida, este bem precioso que Deus lhe deu. Honre esta dádiva e viva, certo de que você pode errar, perder, sofrer, se machucar, ter medo. Mas por favor, viva acreditando que você não deve satisfações ao mundo. Não se puna, não deixe os outros punirem você, não faça nada que ofenda ninguém. Ame. Doe seu amor para quem precisa, pra quem te quer bem, pra quem se preocupa com você. Deixe a lágrima cair. Deixe o coração falar.

E me deixa … que hoje eu tô de bobeira.


Janaina Pereira
Redatora






Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?