<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, agosto 06, 2003

Meu primeiro artigo que saiu num site paulistano é esse aqui. Tenho o maior carinho por ele. Amo a música que o inspirou e fiquei feliz pra caramba com os e-mails que recebi, de gente que nunca me vira. Originalmente no site Trampolim.




Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui

O título desse artigo é o título de uma música do Cidade Negra. E tem muito a ver com a história de uma carioca – eu – em São Paulo.
Estou em Sampa desde 2001. No final daquele ano, com a chegada da Corrida de São Silvestre, pensei: “ meu Deus, vou saber exatamente os pontos que os atletas passam: a descida (ou subida ?) da Consolação, a Paulista, e toda aquela trajetória que antes parecia estranha…” Não que eu conheça São Paulo de cabo a rabo, mas os caminhos das agências eu sei todos.
Carioca quando chega em Sampa se sente meio perdido. A imensidão da cidade, aquele trânsito, as pessoas sempre com pressa nas ruas...
um belo dia você sai pra trabalhar e percebe o quanto sua vida mudou. Hoje convivo com pessoas que vieram de todos os cantos do país, gente com sotaques variados e um jeito de ser – e de viver – bem diferente. Pessoas que vieram para essa cidade tão esquisita atrás de sonhos, de uma nova vida, de um novo rumo. Pessoas como eu.
Quando eu estava no Rio, e alguém falava mal de São Paulo pra mim e eu me irritava, as pessoas achavam que eu estava renegando a Cidade Maravilhosa. Grande engano ! Eu amo o Rio, e nunca gostaria de ter feito essa escolha. Mas a vida é assim, é feita de escolhas, e às vezes precisamos mudar de ares para crescermos e evoluirmos, em todos os sentidos.
São Paulo é uma descoberta maravilhosa para mim. Aqui eu vivo num mundo de possibilidades que o Rio não me ofereceu, nunca, em 26 anos que vivi lá. E isso não tem a ver com o mercado publicitário – tem a ver com uma escolha de vida. Se algum dia eu voltar pro Rio serei uma pessoa com um olhar diferente da vida.
Mudar é sempre difícil. Mas a experiência que você adquiri com a mudança – seja ela qual for, de cidade, de país, de casa ou de namorado – é única. Uma vez me disseram que o mais importante não é o caminho, é o caminhar. Então o negócio é olhar pra frente, seguir adiante, e ver até onde você pode chegar. Eu cheguei aqui.
Quando vim pra SP me disseram que era loucura. Foi quando usei uma frase da música do Lulu Santos: “se é loucura então melhor não ter razão.” Na hora que a gente decide mudar alguma coisa na nossa vida, é assim que funciona. Porque eu não quero ter razão. Eu só quero ser feliz. E acho que esse deveria ser o objetivo de todo mundo. Procurar se sentir bem onde está. E enquanto eu me sentir bem em Sampa, é porque aqui é o meu lugar. E sabe de uma coisa ? É maneiríssimo saber que hoje eu conheço o percurso da São Silvestre. E é legal pra caramba ser uma carioca em Sampa.

JANAINA PEREIRA
Redatora



Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?