<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 07, 2003

Eu tinha somente seis meses de vida paulistana. Estava sozinha, triste e morrendo de saudades da minha cidade maravilhosa. Foi a primeira das milhares de declarações de amor que eu escrevi para o Rio.




Garota carioca

É muito bom abrir os sites de noticias publicitárias e encontrar notinhas a respeito dos retornos ao Rio. Pra nós que deixamos pra trás a Cidade Maravilhosa, é sempre motivador saber que o mercado carioca está crescendo e (re)aparecendo.
Mas optar pelo outro lado da ponte aérea não é uma escolha fácil. Todos que vieram pra cá foram motivados por ambições profissionias. Cada um tem sua história, e muitas delas incluem um doloroso processo de adaptação à Paulicéia. Eu não vim pra São Paulo pra descobrir se a pizza daqui é realmente boa ou conhecer os pontos turísticos da cidade. Estar aqui é uma opção de vida - não de qualidade de vida. A gente muda de endereço mas também muda um pouco - ou muito - de vida.
Aí você passa a enxergar o Rio de uma outra maneira. Você acaba torcendo pra que o mercado melhore cada vez mais, pra que seus amigos tenham seu trabalho reconhecido, pra que novas agências apareçam e assim o mercado dê mais oportunidades.
Outro dia me falaram aqui que o mercado de Porto Alegre é o segundo maior - e melhor - da propaganda brasileira. Fiquei chateada. Pensei" puxa, será que é verdade ?" Bem, se for, espero que esse panorama mude logo. Por que apesar de adorar Porto Alegre e ter muitos amigos gaúchos, sou mais o Rio.
Ser carioca em São Paulo faz você idolatrar ainda mais o Rio. Já me disseram que todo carioca que vem pra Sampa fica com o sotaque ainda mais forte. E eu nunca reparei no meu sotaque, mas desde que estou aqui percebi que falo os "erres" e "esses" mais puxados. Com orgulho. Isso sem contar as nossas gírias. Antes eu falava apenas "maneiro" e "maneiríssimo", mas vez ou outra já solto um "fala sério!".
Os paulistas não entendem nada mas quando abro a boca, lógico, todo mundo já sabe de onde vim.
Apesar da momentânea escolha profissional, todo carioca que eu encontro por aqui pensa em voltar pro Rio. São Paulo é um grande mercado, grandes clientes, gente muito boa trabalho (e, olha, o que menos você encontra por aqui são paulistanos - a nata da propaganda veio do interior do Estado e de outras cidades do Brasil). Mas carioca é muito apaixonado pra abandonar o Rio de vez.
Meu nome é Janaina. Pra quem não sabe, Janaina é um dos nomes de Iemanjá, a Rainha do Mar. E quem fala de mar, lembra do Rio - portanto, eu, Janaina, vim do mar. Moro em São Paulo. Mas serei, sempre e para sempre, uma garota carioca. Porque, com muita satisfação, eu vim do Rio de Janeiro.

Janaina Pereira
Redatora





Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?