<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, agosto 07, 2003

Eu estava de saco cheio desse papo de Dia Internacional das Mulheres. Botei a boca no trombone mesmo, que assunto mais chato ! Escrevi e esqueci o assunto. Mas acho até que ficou divertido …
Originalmente no site do CCRJ.






Dia internacional da mulher?

O Dia Internacional da Mulher foi, obviamente, criado por um homem. Apesar de todas as palavras, mensagens de carinho, manisfestações, etc e tal, devemos lembrar que este dia é só um reforço da nossa desigualdade.
Os anos passam, a gente evolui, queima sutiã, põe a barriga grávida de fora, condena, mata, xinga, mas continuamos discriminadas. Continuamos ganhando menos que os homens, convivendo com a eterna dúvida sobre nosso talento, fazendo dupla jornada, aturando desaforo pra sustentar os filhos, nos sujeitando a pouco para manter a casa em pé. Porque hoje as mulheres são mais do que donas de casa, são chefes de família, e se bem sucedidas, pagam a pensão do marido quando se separam, caso nós estejamos em melhores condições na vida.
"Mulher é um bicho que não se pode confiar, afinal, sangra todo mês e não morre." A máxima das piadas machistas é motivo de risadas por muitas de nós. Eu só sinto pena de quem fala e de quem ri de uma coisa dessas. Mulher sangra e ainda assim vai trabalhar; mulher chora e ainda assim tem que lutar; mulher diz que " não" e ainda sim é obrigada a transar.
Mulher finge, dissimula, machuca com elegância, mas é capaz de ter ódio mortal de outra mulher que fez alguma piadinha dela. É vingativa, é inocente, é gentil mas tem uma capacidade fora do comum de conquistar o que quer. Mulher conquista na garra e no charme, na doçura e na tolerância, na paciência e na esperança.
Mulher acredita que faz amor, acredita que ele vai ligar no dia seguinte, que seus colegas de trabalho só querem amizade com ela, que seu namorado nunca vai trai-la, que achou o homem da sua vida a cada beijo bem dado.
Mulher explora o corpo e deixa todas as outras morrendo de vergonha (ou de inveja), se satisfaz com presentes e agrados, disputa com a melhor amiga o mesmo homem, e acredita que ele vai voltar se ela suplicar aos seus pés.
Mulher até pára pra escrever um texto sobre mulheres. E pra lembrar, sem rancores ou mágoas, que o dia internacional da mulher é pura discriminação e preconceito. Porque não existe o Dia Internacional dos Homens. Porque o mundo sempre será machista. Porque o tempo passou e a gente continua lutando pra ter os mesmos direitos que eles. Porque os homens não são melhores do que a gente: eles apenas foram espertos ao criar um dia especial para mulherada acreditar que somos iguais. Não se iludam: a gente é muito mais esperta. Mas quem comanda o mundo ainda são eles.

Janaina Pereira - 27 anos, redatora, mulher em todas as encarnações pelas quais passei e se Deus quiser nas próximas também. Porque pra mim a grande vantagem de ser homem é poder andar sem camisa no calor. Mas eu prefiro andar com sutiã.

Janaina Pereira
Redatora



Comentários Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?